Como funciona o Inbound Marketing?


Como explicamos em uma postagem anterior aqui no blog, o Inbound Marketing é uma estratégia de comunicação. Ela é composta por diversas ações online que têm como objetivo atrair tráfego para um site e trabalhar este fluxo de forma que se converta em leads ou consumidores efetivos de produtos/serviços. Existem 4 conceitos principais para trabalhar com o Inbound Marketing e você vai conhecê-los a seguir.


ATRAIR

Nessa primeira fase, é preciso ter em mente que a quantidade não importa tanto, afinal, é necessário atrair as pessoas certas para o seu site. Isso é o que chamamos de tráfego qualificado. Não importa se você é dono de uma empresa ou um empreendedor digital, o foco é atrair a atenção de quem realmente importa, de pessoas qualificadas para mais tarde tornarem-se clientes da sua marca. Para atrair esse público, é necessário utilizar os meios certos. Exemplos:


O blog é a principal ferramenta para produzir conteúdo de qualidade na internet. É uma forma eficiente de educar, tirar dúvidas e conquistar o respeito e admiração dos visitantes que serão atraídos para a plataforma. E, como os brasileiros passam horas e horas nas redes sociais, é preciso entender onde o seu público está para interagir da maneira correta através do Social Media da marca.

Já o objetivo do trabalho de SEO é conseguir posicionar a sua marca nos buscadores da rede. Não estar em uma das primeiras páginas de pesquisa no Google, por exemplo, é perder potenciais clientes a cada dia. Por fim, as Landing Pages são páginas desenvolvidas com menos elementos e links do que uma página tradicional, para evitar distrações e manter o seu objetivo: apresentar o conteúdo certo e conseguir passar todas as informações necessárias para que os estranhos avancem em seu ciclo de compra.

O blog é uma forma eficiente de educar, tirar dúvidas e conquistar o respeito e admiração dos visitantes que serão atraídos para a plataforma.

Fique ligado nas próximas publicações do #blogwlive para entender como trabalhar corretamente com todas essas ferramentas desta primeira fase do Inbound Marketing.


CONVERTER

O segundo passo é converter os visitantes em leads, em um potencial consumidor. Adquirir informações sobre eles é a tarefa, mas isso deve acontecer desde que você ofereça algo em troca, como um e-book, manuais, vídeos, consultorias, etc. As principais práticas para converter visitantes em leads são:

  • Calls-To-Action: botões ou links que tendem a incentivar os visitantes a tomar uma decisão, como se cadastrar para adquirir o conteúdo oferecido.
  • Landing Pages: local onde a oferta do call-to-action é finalizada, onde a empresa conseguirá algumas informações do visitante para realizar um contato posterior.
  • Formulários: são encontrados nas landing pages para serem preenchidos com as informações que a empresa quer colher do visitante.




FECHAR

Depois que os visitantes certos são convertidos em leads, é preciso transformá-los em clientes. Nesse momento é necessário investir no relacionamento com esse possível cliente final e, para isso, você pode contar com algumas ferramentas:
  • Customer Relationship Management (CRM): uma lista com informações detalhadas sobre o lead, como contatos, empresa em que trabalha, cargo e a fase da venda em que ele está. Isso facilita o processo de venda porque você obtém todas as informações que precisa nesse momento crucial. O principal nessa fase é segmentar os clientes.
  • Relatório de encerramento do ciclo de venda: analisar o que deu certo ou não em outras compras também é imprescindível. Isso porque, analisando esses dados, é possível elaborar estratégias para agir de forma mais efetiva da próxima vez.
  • E-mail: é necessário criar um relacionamento e isso pode ocorrer através do e-mail marketing. Crie confiança e mostre relevância, ajudando o lead a se informar de maneira que ele fique preparado para a compra.


ENCANTAR


Ok, você está entregando conteúdo de qualidade para os leads ou até mesmo para quem já virou um cliente, mas isso não significa que ele não possa te esquecer. Fidelizar, engajar e encantar os clientes é uma tarefa árdua. E vale a pena investir nessa fase: clientes, quando satisfeitos, tendem a indicar e promover a empresa, produto ou serviço. Algumas ferramentas para encantar os clientes:
  • Pesquisa de satisfação: os feedbacks garantem que você está alcançando um bom grau de satisfação, fornecendo tudo que o cliente precisa. Lembre-se: ele quer ser ouvido!
  • Calls-to-Action inteligentes: essa ferramenta personaliza o seu site de acordo com os conteúdos novos que poderão ser oferecidos ao cliente. Isso ajuda a apresentá-los a novos serviços/produtos que sejam do interesse deles.
  • Monitoramento de mídia sociais: ouça o que seus clientes estão falando nas mídias sociais. É lá que essas pessoas deixam dúvidas, comentários, curtidas ou insatisfações. Se você quer engajamento, é necessário responder e oferecer sempre conteúdos relevantes às questões levantadas.



Você está montando seu negócio online e precisa de umas dicas? Manda uma mensagem no whatsapp (47) 99133-4606 que podemos te ajudar mais de perto a alcançar os clientes certos para a sua marca. Abraço!

Como funciona o Inbound Marketing? Como funciona o Inbound Marketing? Reviewed by WLive! Marketing Digital on agosto 10, 2017 Rating: 5

Um comentário

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