Como ser encontrado na internet?


ENCONTRABILIDADE é um fator que faz toda a diferença para qualquer site, porque auxilia na divulgação da empresa e de seus produtos/serviços. 🤔 Essa característica pode ser definida como a capacidade que um site tem de ser encontrado por buscadores. Afinal, não basta simplesmente ter um site para que o usuário chegue até você. Atualmente, com o grande volume de informações que a internet traz, é crucial fazer com que seu site seja a informação que o usuário encontra ao digitar uma palavra nos buscadores.

Não basta ter um site para que o usuário chegue até você.

Toda empresa que possui uma página na internet deseja o tão concorrido posicionamento nos primeiros resultados do buscador mais famoso do mundo: o Google. Esses sites concorrem por um posicionamento nas buscas. E, diversos fatores podem fazer com que uma página apareça na primeira, na décima ou na centésima página de resultados. Aí que surge o termo ‘encontrabilidade’.

Primeiramente, para estar entre as primeiras páginas de um buscador (o que não é uma tarefa nada fácil) é necessário um site bem estruturado. A construção da página, portanto, é fundamental nesse processo. Ao seguir as regras de padronização da W3C, uma entidade internacional que regulamenta a internet em todo o mundo, o site pode ser considerado qualificado por boas práticas. Assim, ele ganha mais chances de aparecer nas primeiras páginas.

A construção do site é fundamental nesse processo.

O Google utiliza um sistema de varredura pela internet à procura de conteúdos para retornar à pesquisa do usuário, certo? As palavras-chave são as peças fundamentais desse processo. Entretanto, esse sistema é inteligente a ponto de perceber se alguma página utiliza esses termos repetidamente, e isso acaba sendo visto como uma forma de burlar o mecanismo de pesquisa do buscador. Caso isso aconteça com uma página, ela é pontuada negativamente e terá grandes chances de aparecer entre os últimos resultados na busca do usuário. Abaixo, separamos 4 dicas fundamentais para quem quer aumentar a encontrabilidade na internet.


➡ Pense como o cliente

Que palavras você usaria em uma busca que pudesse levar até o site da sua empresa? Coloque-se no lugar do cliente para chegar ao local (site) sem ir direto ao endereço. Esse processo dará certo se você fizer o dever de casa e incluir essas informações nas configurações do seu site. Esses ‘radares’ são invisíveis aos olhos de quem navega, mas estão ali. Para potencializar o alcance junto ao público, um blog com textos atualizados é uma ferramenta que aumenta o seu uso de palavras-chave. Organização de conteúdo é tudo!


➡ Acompanhe a concorrência

Quando o assunto é ‘encontrabilidade’, observar a concorrência é importante. Se outras empresas estão aparecendo mais do que você, é preciso conferir o que elas estão fazendo diferente. O ideal é identificar caminhos que estão levando o seu público para aquela alternativa, além de reunir o maior número possível de dados sobre o desempenho da concorrência e saber mais sobre os clientes que chegam até ele.


➡ Atualize com frequência

Faz sentido manter um site estático ou atualizado de vez em quando? Só se você quiser ficar para trás! Como mencionamos anteriormente, é necessário ter uma área onde possa adicionar conteúdo frequentemente: um blog, por exemplo, que aumenta a interação de forma bem prática. E mantenha ele atualizado: os sites de busca ‘gostam’ de quem está sempre atualizado.


➡ Marque presença nas redes sociais

Para estar presente nas redes sociais é necessário saber onde o seu público-alvo está, afinal, não basta estar em todas as redes para fazer um bom trabalho. A regra principal é ter bom senso e ser criterioso, para entregar um material de qualidade ao público. Menos, nesse caso, pode significar mais. E bem no alvo.



Tá vendo como manter uma boa presença na internet é fundamental para ser encontrado pelos seus futuros clientes? Quer mais informações sobre como montar seu negócio online? Entre em contato pelo whatsapp (47) 99133-4606 ou envie um e-mail para comercial@wlive.com.br que podemos marcar uma conversa, quem sabe até mesmo uma xícara de café, hein. Podemos ajudar a organizar sua presença online!
Como ser encontrado na internet? Como ser encontrado na internet? Reviewed by WLive! Marketing Digital on julho 24, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário