Está chegando! Como se preparar para a Black Friday?


Falta pouco para o fim do ano e a próxima data comercial é uma das mais importantes para o e-commerce brasileiro, a Black Friday. Depois de uma estreia um tanto quanto conturbada (a data foi apelidada de “Black Fraude” pelos usuários devido às grandes promessas e descontos falsos oferecidos por alguns lojistas), a ocasião “pegou” no calendário brasileiro e tornou-se uma grande expectativa tanto para varejistas quanto para consumidores.

Para o e-commerce, especialmente, a Black Friday é uma excelente oportunidade para vender mais, atingir novos consumidores e elevar o lucro. Mas, para isso, é preciso preparar-se com antecedência, atentar-se para alguns pontos importantes e traçar estratégias práticas que facilitem a operação, para os próprios e-commerces, e a experiência, para os consumidores. Vamos conhecer alguns desses fatores abaixo:

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A infraestrutura precisa ser de qualidade! Black Friday é sinônimo de alto tráfego, portanto falhas no servidor devem ser corrigidas com antecedência, afinal nada pior do que surpreender os clientes negativamente com a loja fora do ar. Faça testes, verifique estas questões com a empresa contratada. Certifique-se de que o servidor da sua loja suportará a elevada quantidade de produtos e acessos.

Planejamento é tudo! Faça a previsão de demanda de cada um de seus produtos, garanta uma margem a mais, especialmente para os carros-chefe da sua loja. Não decepcione o cliente com a mensagem de “produto indisponível”. A Black Friday é porta de entrada para muito usuários que antes sequer conheciam sua marca, então você não quer frustrá-los.

Tenha descontos reais! Aproveite também para acordar melhores preços e prazos com seus fornecedores, assim é possível melhorar o tempo de entrega e os descontos repassados aos consumidores. É importante ressaltar ainda que os descontos oferecidos devem ser reais. A Black Friday já causou certo receio e o consumidor está “vacinado”, sabe quando uma oferta é real e quando é “boa demais para ser verdade”.

Não prometa o que não pode cumprir! Estabeleça prazos e condições razoáveis . Caso haja alguma mudança no sistema de entrega e transporte devido à data, explicite, crie uma página exclusiva na loja para deixar regras e condições claras para o consumidor. Explique, ressalte e reforce esses pontos para respaldar sua loja em caso de qualquer acontecimento inesperado.



Trace estratégias de marketing! Para divulgar suas ações desde já, determine em quais redes sociais seu público-alvo está e invista nas publicações impulsionadas, como é possível fazer no Facebook e no Instagram, principais redes do momento. Verifique também a possibilidade de trabalhar com links patrocinados e otimize o SEO da sua loja exclusivamente para a Black Friday.

Dê uma chance ao e-mail marketing! Apesar de a ferramenta já ter sido considerada fadada ao fracasso por alguns, ela continua sendo uma das principais estratégias de conversão. Para elevar suas taxas de assertividade, aposte em conteúdos personalizados. Assim, é possível criar e-mails adaptados, com ofertas que atendam aos interesses dos consumidores.

Ouça os clientes! De nada adianta toda a preparação anterior se o atendimento durante a Black Friday não for altamente profissional e dedicado. Uma boa estratégia é disponibilizar a página de “dúvidas frequentes”, para resolver demandas mais simples e fazer uma espécie de “triagem”, evitando que dúvidas muito simples tomem o tempo e esforço dos funcionários.

Tenha pessoal capacitado! Para gerenciar todos estes canais, é importante designar funcionários capacitados, familiarizados com as políticas, processos e sistemas da empresa e hábeis a resolver quaisquer situações o mais rápido possível, sempre buscando a satisfação do cliente.

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Vale lembrar que a Black Friday é uma excelente oportunidade de atingir usuários que desconheciam sua marca, transformá-los em leads, oportunidades e clientes. Mas é importante lembrar que este caminho feito pelo consumidor (pregado no conceito de Inbound Commerce), em datas como a Black Friday, torna-se muito mais ágil. Ou seja, é preciso engatilhar estratégias para não perder o timing e, consequentemente, a venda.

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Fonte: ecommercebrasil.com.br
Está chegando! Como se preparar para a Black Friday? Está chegando! Como se preparar para a Black Friday? Reviewed by WLive! Marketing Digital on outubro 25, 2016 Rating: 5

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