Dica para Empreender: Loja virtual para Produtos de Beleza


Ter um e-commerce de produtos de beleza é tendência para 2016, de acordo com o relatório WebShoppers divulgado pela E-bit, a categoria Cosméticos e Perfumaria/Saúde está entre as cinco categorias com maior volume de pedidos pelos consumidores na internet.

A categoria também tem grande representatividade no volume de pedidos quando é feito o recorte das vendas efetivadas por meio de plataformas móveis.

Dados da 2ª Pesquisa do Varejo Online, realizada pelo Sebrae e E-commerce Brasil, mostram que beleza está entre os 10 principais segmentos de atuação dos empresários virtuais.

Segundo o estudo Oportunidades em Nichos do Varejo Online no Brasil, publicado pelo Sebrae, existem alguns nichos no segmento de Beleza que podem ser explorados pelo comércio eletrônico: cabeleireiro, peeling e manicure, por exemplo.

E, para entrar no clima, confira algumas dicas para abrir ou aperfeiçoar um e-commerce de produtos de beleza.

1 - Ser encontrado por quem procura por produtos de beleza
Em 2014 a agência americana PM Digital chegou à conclusão de que 40% do tráfego das lojas virtuais desse segmento são geradas através de mecanismos de busca, como o Google. Já as redes sociais respondem por 12% dos acessos.

Já que as pessoas, em geral, já sabem o tipo de produto que desejam comprar e estão no conforto de suas casas, elas preferem sentar na frente do computador e gastar um tempinho pesquisando quais são os sites que oferecem o melhor preço. Daí, o grande número de acessos através do Google!

Neste cenário, o primeiro desafio para quem comanda um e-commerce de produtos de beleza é fazer de tudo para que a loja virtual esteja nos principais resultados do mecanismo de busca.

2 - Quais seus diferenciais?
Se os consumidores estão pesquisando com frequência antes de comprar um determinado produto, você precisa pensar quais são os seus diferenciais que vão chamar a atenção de quem ainda não te conhece. Pode ser o preço, o atendimento, etc. Pense em quais são os seus diferenciais e invista neles.

Quer algumas dicas? Dá uma olhada:
  • Capriche na embalagem
  • Ofereça conteúdos que realmente ajudem o consumidor
  • Fale com o comprador para saber o que ele achou da mercadoria
  • Envie uma mensagem ou e-mail quando você perceber que já está na época do cliente adquirir o produto novamente
  • Tenha um preço competitivo
  • Foco no prazo de entrega

3 - Produtos de uso frequente
Tendo em vista que a recorrência é um comportamento comum entre os consumidores do segmento de Beleza, é interessante estabelecer uma relação próxima com o cliente.

Isso por de ser feito, por exemplo, com o envio de ofertas direcionadas de acordo com o tipo de produto que o comprador costuma adquirir (informações obtidas por meio de cadastro
prévio ou pelo perfil de compras anteriores).

4 - Logística de armazenamento e entrega
Produtos de beleza precisam de cuidados especiais, tanto no armazenamento (devem ficar longe da luz e do calor) quando na entrega (podem quebrar ou vazar). Pensar na logística deles é fundamental para o sucesso do seu e-commerce.

5 - Produtos originais
Uma prática criminosa, mas ainda comum no Brasil, é a falsificação de produtos como perfumes e maquiagens, em especial de marcas famosas. Para evitar problemas desse tipo, as lojas virtuais voltadas para o segmento de Beleza precisam estar atentas para a origem dos produtos que comercializam e destacar a originalidade dos produtos.

6 - Como usar
Tenha conteúdos informativos tanto na sua loja quanto nas suas redes sociais. Pode ser que você esteja vendendo produtos de beleza sensacionais, mas se o seu consumidor não souber como usá-los e para que eles servem, de nada vai adiantar. Publique vídeos curtos no seu Instagram e Facebook, capriche nos textos e faça fotos legais. Tenha certeza de que isso vai fazer com que o comprador tenha mais confiança.

E claro, planejamento. Para definir em quais redes atuar, três perguntas são estratégicas:
  1. Qual é o perfil do seu negócio? 
  2. Onde está o seu público-alvo? 
  3. Com quais redes sociais ele interage mais?
É importante utilizar esses espaços para estabelecer diálogos com os clientes, o que inclui responder aos comentários publicados por eles nas redes sociais.

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Fontes: Sebrae / E-commerce Brasil
Dica para Empreender: Loja virtual para Produtos de Beleza Dica para Empreender: Loja virtual para Produtos de Beleza Reviewed by miglioli >:) on janeiro 14, 2016 Rating: 5

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