5 dicas para gerenciamento de crise nas redes sociais



As redes sociais estreitam os laços entre empresas e seus clientes. O que gera resultados muito positivos, mas pode também render algumas dores de cabeça. As chamadas crises são praticamente inevitáveis quando se está presente nas mídias sociais. O importante é estar preparado para quando elas aparecerem.

Veja as dicas que separamos para lhe auxiliar nesse trabalho:

1 - Mantenha a calma e não se precipite nas respostas: pense muito antes de encaminhar qualquer tipo de resposta. Nunca se deixe levar por emoções. Manter a calma e saber lidar com as situações de maneira empática e objetiva é fundamental;

2 - Não discuta com seu cliente: independente de quem foi a culpa na situação apresentada, é preciso ter muita paciência. Procure escutá-lo e busque a melhor maneira de instituir uma conversação pacífica;

3 - Encontre soluções com o seu cliente e não para ele: não queira oferecer uma “compensação” pelo ocorrido, mas sim mostre que o que ele sofreu é importante para a empresa. Assim, será mais fácil encontrar recursos para amenizar a má experiência; 

4 - Seja transparente: se a sua empresa falhou em algum momento, assuma. Mas antes, trace um plano de melhorias para mostrar de forma efetiva o quanto se importam e, que o problema não acontecerá novamente. “Prometer” soluções não passa confiança, é preciso transparecer as mudanças com algo concreto. Reconheça seus erros, procure solucioná-los e siga em frente; 

5 - Nunca fique calado: independente do tamanho da crise, procure encontrar o melhor meio de responder publicamente ao seu cliente. Isso é o mínimo que uma marca séria e comprometida com o seu público fará.

Dúvidas sobre como gerenciar suas redes sociais? Contate a WLive! Marketing Digital. A gente vai adorar te auxiliar no que for preciso.

5 dicas para gerenciamento de crise nas redes sociais 5 dicas para gerenciamento de crise nas redes sociais Reviewed by WLive! Marketing Digital on setembro 22, 2015 Rating: 5

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