BPM Day em Florianópolis - Santa Catarina.

BPM Day teve como objetivo discutir o tema Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM - Business Process Management) e lotou o Auditório do Centro Administrativo do Governo do Estado nesse dia 1 de Outubro. A WLive fez parte desse grupo.


O dia é dedicado à discussões de temas relacionados ao Gerenciamento de Processos de Negócios com apresentações de casos práticos e de sucesso.

De todos os diversos casos e apresentações ao qual se teve nesse dia, alguns casos se destacaram.

Entre eles, Vanice Cardoso Ferreira, Diretora Central de Políticas de Otimização de Processos da SEPLAG/MG, apresentou muito bem sobre o foco no cliente e a necessidade de análise e criação de processos ponta-a-ponta.

Segundo Vanice, não basta construir e sim pensar em projetos e processos estratégicos com um bom escopo e uma boa gestão. Que vise metas, que busque por indicadores. Trabalhar com processos, não é somente o desenho de fluxos e sim transformar o modelo de gestão, mobilizar lideranças.

Vanice, ainda enfoca muito a importância das pessoas para o mundo BPM. As pessoas são a solução para transformar a forma de trabalho. Se queremos mais qualidade, melhores resultados e melhoria contínua temos que nos coportar de maneira diferente. Temos que sair de nossa zona de conforto. E concordando plenamente com ela, somente saindo dessa tal zona de conforto é que podemos realizar coisas incríveis, vislumbrar e realizar ações que a maioria das pessoas jamais irão enchergar.

Em seguida Edson Marcelino,Gerente de Processos e Governança Corporativa da NEOGRID, trás um ótimo conteúdo ao qual nos faz pensar a importância do BPM para garantir a execução da gestão estratégica empresarial.

Segundo ele, três questionamentos são necessários:
- Como obter efetividade em gestão de processos?
- Como gerenciar as mudanças em processos?
- Como gerenciar o negócio?

Esses questionamentos foram muito bem respondidos e apresentados. Primeiramente é muito importante obter uma única gestão, focada e organizada. Ter transparência, realizar corretamente a prestação de contas e responsabildiades corportativas. Pensar acima de tudo, que você trabalha para a empresa e não para você. Na minha concepção, um é consequência do outro.

Edson continua afirmando que a uma boa governança é reflexo de uma gestão sólida. Para gerenciar o negócio, não podemos nos escapar do antigo e tão usado PDCA (Plan-Do-Check-Act). A utilização de bons Dashboards também é importantíssimo para análises e acompanhamentos dos processos em execução.

Na palestra sobre Outside in: foco no cliente, abordada por José Davi Furlan,CBPP, Vice-presidente da ABPMP Brasil, gostaria de citar a principal fala: "Temos que garantir o sucesso do cliente".

De acordo com José, o cliente é nossa razão de existir, não podemos fazer para o cliente, devemos fazer PELO cliente.

E por fim, a ótima apresentação de um case de sucesso, apresentado por Gilmara Coura, Analista de Gestão de Processos do SENAC-SC. Em seu case, Gilmara apresentou erros que analistas de processos não devem cometer, como por exemplo realizar toda a documentação primeiramente. A documentação é importante mas primeiramente analise, desenhe, remodele, levante requisitos, coloque em prática e aí sim, documente. No contrário, sua documentação não sairá da gaveta. Em uma análise de processos realizada pela Gilmara e sua equipe, conseguiram melhorar o tempo de aquisição de livros pelas unidades do SENAC ao qual levava mais de 1 ano, para casos que hoje levam até 1 dia. Incrível né?

Incrível mesmo, é viver a realidade de que grande parte das empresas não percebem a importância de uma gestão baseada por processos. Que não aplicam os critérios do MEG (Modelo de Excelência em Gestão) e ainda ficam se perguntando os motivos pela empresa não evoluir.

Incrível mesmo, é você perceber que um tema ao qual já está tão difundido e usado por grandes empresas (com razões por serem grandes) ainda é tão pouco conhecido - principalmente em nossa região.

Por isso, que a ABPMP está realizando eventos como esse, para difundir o assunto, para propagar conhecimento, apresentar situações reais e de sucesso com a utilização do BPM.

"A atuação da ABPMP Brasil está centrada na formação de profissionais capazes de transformar as organizações públicas e privadas brasileiras em organizações de classe mundial para oferecer melhores produtos e serviços, com maior produtividade, maior eficiência, menor desperdício, menos defeitos, considerando a real geração de valor para o cliente e para a sociedade, de forma sustentável, posicionando o Brasil como potência mundial em Gerenciamento de Processos de Negócio." (ABPMP)

Por: Morgana Barnabé
BPM Day em Florianópolis - Santa Catarina. BPM Day em Florianópolis - Santa Catarina. Reviewed by Morgana Barnabé Tonet on outubro 03, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário